(35)99737-1595

NO AR

Interativa Flashback

www.radiointerativamg.com.br

Brasil

Coronavírus: governo de Minas decreta situação de emergência e prevê até exames compulsórios

Publicada em 13/03/20 as 13:06h por G1 SUL DE MINAS. - 55 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Interativa MG)

Um dia depois da confirmação do segundo caso de coronavírus no estado, o governo de Minas decretou situação de emergência em saúde em razão da epidemia no país.

O decreto, de número 113, foi publicado no Diário Oficial "Minas Gerais" desta sexta-feira (13). O texto assinado pelo governador Romeu Zema entra em vigor nesta data e vigora enquanto perdurar o estado de emergência causado pelo Covid-19.

O Ministério da Saúde fala em 117 casos suspeitos da doença em Minas Gerais, mas a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já contabiliza 289 casos em investigação, de acordo com o boletim divulgado na tarde desta quinta-feira (12).


Além de declarar situação de emergência, "em razão de epidemia de doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, causada pelo agente Novo Coronavírus", o texto prevê medidas para o enfrentamento da doença.

Podem ser adotadas as seguintes medidas:

  • determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas e tratamentos médicos específicos;
  • estudo ou investigação epidemiológica;
  • e requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, com posterior pagamento de indenização.

Além disso, o decreto dispensa a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

A publicação também cria o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-MINAS) – COVID-19, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde, para monitoramento da emergência em saúde pública declarada.


Dois casos em MG

O segundo caso de coronavírus em Minas Gerais foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (12). Trata-se de uma mulher de 38 anos que chegou de Israel no dia 29 de fevereiro. Ela apresentou tosse, febre e dor de garganta. De acordo com o governo do estado, ela está em isolamento domiciliar.

O primeiro caso é de uma paciente de Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Ela viajou para a Itália, onde há um surto da doença, e está isolada em casa.

A SES registrou 289 casos suspeitos da doença. Já o Ministério da Saúde diz que são 117 os casos suspeitos. A diferença, segundo a SES, se deve "ao processo de avaliação que é dinâmico e ao horário diário de fechamento de dados".


Exames em BH

Belo Horizonte ainda não tem casos de coronavírus confirmados pelo Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira (12), a Fundação Ezequiel Dias (Funed) passou a realizar os exames para identificar o Covid-19 nos casos suspeitos em Minas Gerais. Até agora, o exame era realizado no laboratório de referência no Rio de Janeiro, Fiocruz.

O governo do estado recebeu kits para a realização de 250 testes, compostos por um conjunto de reagentes específicos para o Covid-19. Segundo a Funed, a metodologia usada para o exame identifica o material genético dos vírus nas amostras, sendo seguro e eficiente.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual Tipo de Música Você Gostaria de Ouvir na Interativa?

 Pop & Rock Nacional
 Internacional
 flashback
 Sertanejo







.

FALE CONOSCO

(35) 99737-1595

Visitas: 15929
Usuários Online: 36
Copyright (c) 2020 - Rádio Interativa MG